FUNK DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO



         O QUE É FUNK OSTENTAÇÃO




MC Danado é André Moura, 31 anos, nascido na Zona Leste. Sua apresentação é apenas o começo da maratona de shows que ele e outros astros do funk paulista enfrentam todos os fins de semana. São, em média, 50 shows por mês. A cada apresentação, Danado recebe entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. Na adolescência, trabalhou como office boy numa sapataria e auxiliar de escritório numa empresa de contabilidade. Hoje, sua vida se aproxima das letras que canta. “Gosto da ostentação, gosto de ostentar”, afirma. Antes de sair de casa, escolhe um entre seus quatro carros, um deles de luxo. É sócio da produtora de festas Funk da Capital, que promove bailes na cidade. “Parte do que canto, eu tenho. Outra parte, desejo e vou conquistar com meu trabalho.”
Até o ano passado, o funk paulista praticamente se limitava aos funkeiros da Baixada Santista. A principal inspiração eram os cariocas MC Frank e Menor do Chapa, astros do proibidão, gênero que faz apologia das armas e do crime. Em junho de 2011, o MC paulistano Boy do Charme lançou no YouTube a canção “Mégane”, referência à marca de um carro. Imagina eu de Mégane (...) invadindo os bailes/Não vai ter pra ninguém, diz a letra. Os 3 milhões de acessos no YouTube chamaram a atenção de outros funkeiros de São Paulo, e a ostentação converteu-se em regra. “A gente cantava outros estilos de funk, mas todo mundo mudou”, diz Danado.
Os astros em palavras (Foto: reprodução)
Além dos carros de luxo, chamados pelos MCs de “naves”, é importante ostentar o “kit”, expressão que define os acessórios do vestuário: tênis, bermuda, camisa, anéis e colares, óculos escuros e boné. Roupas da Oakley e tênis da Nike ou da Adidas estão entre os mais citados nas letras. “O visual dos funkeiros sempre foi inspirado nas estrelas do rap americano, mas isso nunca foi tema das letras no funk carioca”, afirma o jornalista Sílvio Essinger, autor do livroBatidão, sobre a história do funk no Brasil. O exemplo máximo de sucesso com letras de ostentação é o rapper 50 Cent, astro do hip-hop americano. Esse estilo musical deu origem nos anos 1980 ao funk carioca. 50 Cent tem discos como Power of the dollar (O poder do dólar) e Get rich or die tryin’ (Fique rico ou morra tentando). “O sucesso do funk de ostentação em São Paulo casa com a tradição da cidade de escutar hip-hop americano”, diz Essinger.













































PLAY LIST :

MC NEGO BLUE - É O FLUXO (DJ C3) (CLIP)
MC BEYONCE - MADAME DA BALADA
MC POCAHONTAS - MULHER DO PODER (CLIP)
MC BÓ DO CATARINA CLIMA DE ONTENTAÇÃO (CLIP)
MC GUIME - PLAQUE DE 100 (CLIP)
MC FRANK - SÓ PATRÃO SÓ MAGNATA (CLIP)
MC MENOR DO CHAPA - TOP DE LUXO
MC TETÉ - VEM BANDIDA
MC BISTEKA - SANTA FÉ OU 1100 (DJ C3) (CLIP)
MC MENOR DO CHAPA - EU SOU PATRÃO NÃO FUNCIONARIO (CLIP)
MC DALESTE - ANGRA DOS REIS (DJ C3)
MC LON - ESTOURA O CHAMPAGNE
MC DEDE - AS MINAS DO CAMAROTE

CONTRATE DJ C3:
NEXTEL: 92*135874 - VIVO: (11) 99693-2347 / TIM 98384-9043

Nenhum comentário:

Postar um comentário